quinta-feira, março 4

Textos instrucionais - "A que sabe a Lua?"

"Os textos instrucionais fazem parte da vida quotidiana. Experimentar uma receita culinária, pôr em funcionamento um aparelho doméstico,... ler as regras de um jogo, ... são actividades com que muito cedo as crianças se confrontam. Saber ler as instruções que permitem a realização com êxito destas tarefas significa dominar um conjunto de estratégias específicas."
Para trabalhar este tema, a professora começou por contar e explorar a história:
"A que sabe a Lua?"


Após a leitura da história, a professora perguntou aos peixinhos individualmente:

" - A que soube a Lua aos animais?"

Seguidamente, perguntou-lhes:

"- E a ti, a que te soube a Lua?"


Os peixinhos, de seguida, ilustraram a história e construíram um cartaz alusivo ao tema com a ajuda da professora.

Fase seguinte:

- Diálogo entre a professora e os peixinhos sobre INSTRUÇÕES.

O que são?; Para que servem?; Onde se podem encontrar?



- Apresentação e exploração da receita: "Bolachinhas da Lua".


- Jogo de Pistas - Os ingredientes que constavam na receita, encontravam-se escondidos no recinto da escola. A professora forneceu, oralmente e por escrito, pistas aos peixinhos para que eles encontrassem os ingredientes. Em cada um dos locais onde se encontravam os ingredientes, estava um adulto que aguardava os grupos. Após a chegada dos grupos, o adulto colocava uma questão e só entregava o ingrediente se respondessem correctamente.

Conforme iam chegando à sala, iam colocando o ingrediente no recipiente para se fazerem as "Bolachinhas da Lua".


Os peixinhos adoraram esta actividade e ficaram a saber que uma receita é um texto instrucional.

Sem comentários:

Enviar um comentário